Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
COMPARAÇÃO DE TRÊS PENETRÔMETROS NA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA MECÂNICA EM UM LATOSSOLO AMARELO DISTROCOESO
TAISLANE ALMEIDA CARNEIRO(1); RONALDO PEDREIRA DOS SANTOS(1); VÂNIA CHAVES MORAES(1); DRYELLE MENEZES LOBO(2); ELTON DA SILVA LEITE(2); OLDAIR DEL‘ARCO VINHAS COSTA(2); 1 - INSTITUTO FEDERAL BAIANO; 2 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA;
A compactação e o adensamento estão se tornando os fundamentais impedimentos físicos para o crescimento radicular das raízes, ficando diretamente relacionado ao tipo de solo e ao sistema de manejo sofrido pelo solo.
Esse trabalho teve o objetivo de comparar a eficiência de diferentes tipos de penetrômetros.
O experimento foi realizado no municipo de Cruz das Almas – BA, em um solo Latossolo Amarelo distrocoeso (LAx), foram utilizados três diferentes modelos de penetrômetro.
Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualisado, com parcelas subdivididas,com diferentes profundidades e dez repetições. Os tratamentos foram constituídos pelos modelos de penetrômetros.Os três penetrômetros tiveram eficiência na diferenciação dos níveis de compactação e adensamento no solo. Houve diferença significativa entre o penetrômetro de bancada e o penetrômetro automático.
Conclui-se que os penetrômetros usados são eficientes na distinção dos níveis de compactação e adensamento no solo.