Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CLASSIFICAÇÃO DE PEDOFORMAS A PARTIR DE ASSINATURAS GEOMORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JARDIM NO DISTRITO FEDERAL - DF.
VINICIUS VASCONCELOS DE SOUZA(1); EDER DE SOUZA MARTINS(2); OSMAR ABILIO DE CARVALHO JUNIOR(3); ANTÔNIO FELIPE COUTO JUNIOR(3); JOSE MARQUES JUNIOR(4); DIEGO SILVA SIQUEIRA(4); 1 - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; 2 - EMBRAPA CERRADOS; 3 - UNIVERSIDADE DE BRASILIA; 4 - UNESP;
O objetivo desse trabalho é classificar as pedoformas de vertentes assimétricas da Bacia Hidrográfica do Rio Jardim no Distrito Federal por meio das assinaturas geomorfométricas. As curvaturas utilizadas são: vertical, longitudinal, transversal (curvaturas de perfil) e curvatura horizontal (curvatura de plano). As vertentes que apresentam predominância de Latossolos mostram pedoformas em uma sequência convexo-convergente (três intensidade), convexo-planar e retilíneo-planar (duas intensidade). As curvas das assinaturas geomorfométricas indicam a continuidade no relevo e da pedogênese. Nas vertentes que apresentam predominância de Cambissolos verifica-se a presença das mesmas pedoformas, mas com maior fragmentação, o que possibilita inferir que relevo é mais dissecado.