Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
RESISTÊNCIA MECÂNICA À PENETRAÇÃO DE UM ARGISSOLO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS E CULTURAS ANTECEDENTES AO MILHO AO FINAL DE 12 ANOS DE EXPERIMENTO NOS TABULEIROS COSTEIROS.
FRANCE MÁRIO COSTA(1); ALCEU PEDROTTI(2); OLAVO JOSÉ MARQUES FERREIRA(2); AYRTON ELVIS SILVA OLIVEIRA(2); ERICK DO NASCIMENTO DANTAS(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; 2 - UFS;
Os solos do nordeste brasileiro, em especial os dos Tabuleiros Costeiros são muito intemperizados e possuem baixa capacidade de retenção de água. O cultivo neste solos com diferentes sistemas de manejo contribui para uma variação na resistência mecânica a penetração ao longo do perfil. O objetivo deste trabalho foi verificar a resistência à penetração mecânica e densidade em diferentes profundidades em um Argissolo Vermelho Amarelo submetido a três sistemas de manejo e plantas de cobertura em antecessão ao milho. Conforme os resultados obtidos de densidade e resistência à penetração, foi verificado que houve aumento da resistência nas camadas mais profundas do solo a partir de 0,1m. Sendo o plantio direto de girassol o mais apropriado para manter as características físicas do solo estáveis.