Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ESTUDO DA ATUAÇÃO DO BIOCHAR NAS PERDAS DE NITROGÊNIO VIA EMISSÃO DE ÓXIDO NITROSO E LIXIVIAÇÃO
RAFAELA FEOLA CONZ(1); ENGIL ISADORA PUJOL PEREIRA(2); CARLOS EDUARDO PELLEGRINO CERRI(1); JOHAN SIX(3); 1 - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ"; 2 - UNIVERSITY OF CALIFORNIA DAVIS - UCD; 3 - INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DE ZURIQUE ETH-ZURICH;
Biochar é um tipo de carvão vegetal sub-produto do processamento de pirólise de resíduos orgânicos. Devido às suas características físico-químicas, o biochar tem potencial para melhorar a fertilidade do solo e promover o sequestro carbono devido à sua elevada persistência.
O estudo investigou a adição de biochar produzido a partir de cascas de nozes à 950ºC. Foram avaliadas perdas de nitrogênio via emissão de óxido nitroso (N2O) ou lixiviação de nitrato (NO3) durante dois períodos de crescimento da alface. No experimento foram comparados quatro diferentes tratamentos em sistema fatorial: biochar+fertilizante nitrogenado, somente o biochar, somente fertilizante e o controle sem ambos.
A mistura biochar e fertilizante nitrogenado elevou em 32,1% a emissão de N2O, entretanto reduziu em 17,3% as perdas de nitrogênio via lixiviação. A utilização exclusiva de biochar reduziu a emissão de N2O em 87,2% além de reduzir a perda de nitrogênio lixiviado em 52,7%.