Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
VARIABILIDADE ESPACIAL DO FÓSFORO DISPONÍVEL E DA PRODUTIVIDADE DE ARROZ DE TERRAS ALTAS SOB INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA.
GABRIEL CASAGRANDE TORRES(1); RODRIGO GONÇALVES TREVISAN(1); MÔNICA CRISTINA SANGIOVO(1); FLÁVIO JESUS WRUCK(2); ONÃ DA SILVA FREDDI(1); 1 - UFMT; 2 - EMBRAPA;
O fósforo é um dos principais macronutrientes absorvidos pelas plantas, estando intimamente relacionado com o potencial produtivo das culturas. Diante disso, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a variabilidade espacial do fósforo disponível em um Latossolo Vermelho-Amarelo e suas possíveis correlações lineares e espaciais com a produtividade do arroz de terras altas cultivado em sistema de ILP. O estudo foi realizado em 2012, no município de Santa Carmem, norte do Estado de Mato Grosso. Adotou-se uma malha regular com 100 pontos distribuídos numa área de 26400 m2, nos quais se determinou a produtividade de grãos, a massa de cem grãos e o teor de fósforo disponível nas profundidades de 0-0,10 e 0,10-0,20 m. A produtividade de grãos de arroz apresentou-se positivamente correlacionada com os teores de fósforo disponível, tanto linear quanto espacialmente. Todas as variáveis analisadas apresentam dependência espacial, com alcances variando entre 36,3 e 192,0 m.