Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
TEORES DE FÓSFORO NO SOLO, EM FUNÇÃO DE CULTURAS DE COBERTURA, RESIDUAL DE DOSES DE CALCÁRIO E NITROGÊNIO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO.
JOÃO WILLIAM BOSSOLANI(1); EDSON LAZARINI(2); LUIZ GUSTAVO MORETTI SOUZA(2); RENATO JAQUETO GOES(2); LEANDRO REBUÁ RODRIGUES(2); LUIZ HENRIQUE MARCANDALLI(2); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA; 2 - UNESP;
O presente trabalho foi realizado na FEPE/UNESP - Campus de Ilha Solteira, o qual se iniciou no ano agrícola de 2000/01 com a implantação do sistema plantio direto com o cultivo da soja. No ano agrícola de 2001/02, iniciaram-se os quatro modos de aplicação de calcário, mantendo a cultura até 2002/03. Nos três anos agrícolas subseqüentes a soja foi semeado o milho e subdividiu-se as parcelas para a instalação dos tratamentos com doses de N. Posteriormente aos três anos do milho foi semeada a soja (por mais três safras), na safra 2007/08, aplicou-se calcário novamente. Sendo assim o trabalho refere-se ao ano agrícola de 2008/09, que após a colheita da soja, foram coletadas amostras de solos em várias profundidades para avaliação dos teores de fósforo. Verificou-se que os teores de P não sofreram alterações até na camada de 0,10 m por influência das doses de calcário, cobertura e doses de N, e a crotalária junto com a maior dose de calagem foram efetivas na camada entre 0,10 m e 0,40 m.