Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
TEOR DE CARBONO EM UM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO SOB DIFERENTES MANEJOS
MAX PAULO ROCHA PEREIRA(1); LUANA RAFAELA MACIEL WILDA(2); JOSÉ ALOÍSIO ALVES MOREIRA(3); GLAISON FRANCISCO SAMPAIO(1); 1 - UNIFEMM; 2 - UFLA; 3 - CNPMS;
A estabilidade de ecossistemas agrícolas está diretamente relacionada com as características físico-químicas do solo e com o tipo de manejo adotado. Nesse contexto o sistema de rotaçãoconsorciação de culturas tem se mostrado um importante aliado na busca da sustentabilidade agrícola. O objetivo deste trabalho foi avaliar o teor de carbono presente em um Latossolo Vermelho Distrófico em diferentes tipos de consórcio de milho (Zea mays L.) com as gramíneas Panicum maximum cv.Tanzânia, Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens e Brachiaria ruziziensis.
Não houve diferença estatística significativa no teor de carbono do solo para os diferentes consórcios. porém a profundidade de 0-10 apresentou o maior teor de carbono total do solo, na profundidade de 20-30 cm o tratamento B. Decumbens apresentou os maiores teores de carbono total e B. Roziziences o menor valor.