Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
RELAÇÃO FELDSPATOS E QUARTZO EM NEOSSOLOS PROVENIENTES DE GNAISSES: METODOLOGIA EXPERIMENTAL POR DIFRATOMETRIA DE RAIOS X.
JEAN CHEYSON BARROS DOS SANTOS(1); LUCAS RESMINI SARTOR(1); ANTÔNIO CARLOS DE AZEVEDO(1); VALDOMIRO SEVERINO DE SOUZA JÚNIOR(2); MARCELO METRI CORRÊA(3); JOSÉ COELHO DE ARAÚJO FILHO(4); 1 - ESALQ; 2 - UFRPE; 3 - UFRPE / ESALQ; 4 - EMBRAPA;
O percentual de 4% de MPA na fração grossa é o parâmetro adotato pelo SiBCS para diferenciação de Neossolos Regolíticos e Quartzarênicos morfologicamente semelhantes. Atualmente esta proporção é obtida a partir da mineralogia ótica, entretanto, a DDRX poderá ser uma técnica rotineira para diferenciar estas classes de solo. Visando adequar a DDRX ao SiBCS, elaborou-se um ensaio preliminar com amostras testes contendo de 0 a 10% de Feldspatos em matrizes de 100 a 90% de Quartzo, correlacionando os seus difratogramas com os de amostras de solos com percentuais de feldspatos determinados por mineralogia ótica. Observou-se que apenas os difratogramas das amostras testes e de solos com percentuais de feldspatos superiores a 4% apresentaram picos para o espaçamento basal adotado como referência. Conclui-se que esta técnica poderá ser aprimorada em estudos posteriores e adotada como rotineira para a diferenciação dos Neossolos Regolíticos e Quartzarênicos.