Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
RELAÇÕES ENTRE A ALTURA DOMINANTE DO EUCALYPTUS DUNNII COM AS PROPRIEDADES QUÍMICAS DE ALGUNS SOLOS NA DEPRESSÃO CENTRAL DO RS (1).
CEDINARA ARRUDA SANTANA MORALES(1); PEDRO HENRIQUE RODRIGUES BORGES(2); BRUNO PIMENTEL MORALES(3); JOSÉ MIGUEL REICHERT(2); ELOI PAULUS(2); BERNARDO RODRIGUES DA SILVA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM; 2 - UFSM; 3 - CMPC;
A presença de nutrientes é um dos aspectos fundamentais que garantem a boa qualidade dos solos. Visando a relevância teórico-científica desta questão, o planejamento e às recomendações do manejo do solo em plantios florestais, em função de suas exigências edáficas, é que faz necessário tal estudo. Objetivou-se relacionar os parâmetros químicos do solo em diferentes sítios com a altura dominante do Eucalyptus dunnii, em áreas da Empresa Celulose Riograndense, localizadas na Depressão central do RS. Foram selecionados seis sítios com povoamentos clonais de Eucalyptus dunnii, considerando-se a variação dos atributos dendrométricos da floresta e a classe de solo. Neste estudo ficou evidente que os atributos químicos do solo não foram suficientes para gerar modelos para determinação da altura dominante, como variável dependente, nas demais camadas avaliadas, indicando a necessidade de relacionar os demais atributos do solo (morfológicos, físicos, químicos e biológicos) de maneira integrada.