Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EFEITO DE DIFERENTES FONTES DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFAFA E TEORES DE CARBONO E NITROGÊNIO TOTAL DO SOLO.
JAQUELINE KRISTIANE DA ROSA(1); PAULO CESAR CONCEIÇÃO(2); AUGUSTO VAGHETTI LUCHESE(1); CRISTIANE DALAGUA PAIER(1); TIAGO MICHELS(1); 1 - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; 2 - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ-DOIS VIZINHOS;
O objetivo do trabalho foi avaliar fontes de adubação orgânica sobre a produtividade da alfafa, e efeito nos teores de nitrogênio e carbono total do solo. O delineamento utilizado foi blocos ao acaso com três repetições, cinco tratamentos: testemunha; esterco bovino; esterco suíno; cama de aviário e esterco ovino. Avaliou-se produção de matéria seca e teores de nitrogênio e carbono total do solo. No primeiro e quarto corte não observou-se diferenças para produção entre os tratamentos. No terceiro corte as maiores produções foram encontradas nas adubações com esterco suíno e cama de aviário. No quinto corte a adubação com esterco bovino se diferenciou da testemunha e no sexto corte as adubações com esterco suíno e cama de aviário. Ocorreram diferenças de C e N apenas nas diferentes profundidades. A utilização de adubação orgânica para o cultivo de alfafa apresenta-se como uma boa alternativa, no entanto não proporciona efeitos diferenciados para os teores de N e C do solo.