Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ENSINO-APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA DO SOLO NO CICLO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO DO PET SOLOS
MYRIAN CRISTINA SANTOS DE JESUS(1); ANA MARIA SOUZA SANTOS MOREAU(2); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; 2 - UESC;
Com a Educação em Solos, busca-se construir uma consciência pedológica que, por sua vez, possa resultar na ampliação da percepção e da consciência ambiental (Muggler et al., 2006). O presente trabalho objetivou avaliar como os temas relativos à ciência do solo são abordados no ciclo fundamental e a percepção dos alunos antes e após intervenção do PET Solos com as oficinas. A pesquisa foi feita com quatro turmas do fundamental II da Escola Municipal do Salobrinho (Ilhéus- BA), onde se acompanhou as aulas ministradas e aplicou-se questionários antes e após as oficinas. Os resultados evidenciaram que as maiores dificuldades dos alunos estão relacionadas à compreensão e interpretação. A intervenção se mostrou eficaz, pois, os alunos conseguiram na prática entender a teoria.