Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ACÚMULO DE CA, MG E K EM CULTIVO DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) SOB A INFLUÊNCIA DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA NO AGRESTE PARAIBANO (1).
JULIANA ZOMAZETE DOS SANTOS(1); FRANCISCO CANINDÉ DE MEDEIROS SANTOS(1); ROSEILTON FERNANDES DOS SANTOS(2); ANTUNES ROMEU LIMA DO NASCIMENTO(3); VÂNIA DA SILVA FRAGA(2); 1 - ADAPEC TOCANTINS; 2 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; 3 - UAST/UFRPE.;
O objetivo do trabalho foi avaliar o emprego de adubos orgânicos em 14 áreas cultivadas com mandioca Manihot esculenta Crantz no Agreste paraibano e a influência de cada adubo nos teores de cálcio (Ca), magnésio (Mg) e potássio (K) na camada de 0-20 cm de profundidade. As áreas que faziam aplicação de restos culturais apresentaram teores de Mg e K maiores em relação ás áreas não adubadas e as áreas onde se empregavam aplicação de esterco bovino e esterco caprino apresentaram teores de Ca maiores do que as áreas onde se empregavam restos culturais. Portanto, as áreas onde se empregavam restos culturais apresentaram incremento de Mg e K e as áreas adubadas com esterco, independente do tipo, apresentaram maiores teores de Ca.