Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
TEORES SEMI-TOTAIS DE CU, MN E ZN EM SOLOS CALCÁRIOS DA CHAPADA DO APODI-CE
SUSANA CHURKA BUM(1); DANIELLE DE SOUSA MAUTA(1); DANIELA QUEIROZ ZULIANI(2); LUCAS DE CARVALHO GOMES(3); MARIA EUGENIA ORTIZ ESCOBAR(1); TEÓGENES SENNA DE OLIVEIRA(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; 2 - UNILAB; 3 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA;
O Cu, Mn e Zn são metais e possuem essencialidade no desenvolvimento das plantas. Porém, altas concentrações podem ser tóxicas aos organismos. O objetivo deste trabalho foi determinar as concentrações semi-totais de Cu, Mn e Zn em áreas naturais e cultivadas na Chapada do Apodi, CE, identificando a possível origem destes elementos. Foram utilizadas amostras coletadas em solo calcário da Chapada do Apodi, CE, um importante polo produtor de frutas no estado. A extração dos elementos foi feita utilizando-se o método EPA3050b modificado. O metal com maior concentração foi o Mn, sendo o menor teor (226 mg kg-1) encontrado em horizonte subsuperficial da área de mata nativa, enquanto que o maior teor (1031,7 mg kg-1) encontrado no horizonte superficial da mata nativa próxima a área cultivada com goiaba.
Os teores de Cu, Mn e Zn estiveram dentro das concentrações relatadas na literatura para solos naturais e o cultivo no solo não contribuiu para a adição destes elementos nestas áreas.