Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha


English
Home
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Exposição e Apoio
Local do Evento
Conheça Florianópolis
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Indique o Site
Coloque aqui seu e-mail
Aqui o e-mail de seu amigo


Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



CORRELAÇÃO LINEAR E ESPACIAL ENTRE A PRODUTIVIDADE DO FEIJÃO DE INVERNO E ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO NA REGIÃO DE SELVÍRIA-MS.


MARIA CECÍLIA CAVALLINI DA SILVA(1); MARCELO ANDREOTTI(1); MOREL DE PASSOS E CARVALHO(1); NÍDIA RAQUEL COSTA(1); CRISTIANO MAGALHÃES PARIZ(2); FLÁVIA APARECIDA DE CARVALHO MARIANO NASSER(1);
1 - UNESP - CAMPUS ILHA SOLTEIRA; 2 - FMVZ/UNESP, BOTUCATU, SP;

O objetivo foi avaliar a variabilidade espacial da produtividade do feijão de inverno e dos atributos RP, UG e UV por meio da geoestatística num sistema plantio direto. O trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FE/UNESP), em Selvíria (MS). Foi realizada a análise estatística descritiva e geoestatística para os atributos, gerando semivariogramas e mapas de cokrigagem. A produtividade do feijão apresentou coeficiente de variação de 22,2% e moderada dependência espacial, sendo possível gerar mapas de cokrigagem com a UV1. Os atributos físicos nas camadas apresentaram coeficiente de variação entre 6,2% e 57,4% e dependência espacial entre moderada e alta. Foi verificada correlação linear somente para produtividade com UG2. Os valores da produtividade do feijão e dos atributos RP, UG e UV apresentaram dependência espacial. O UV1 foi o melhor indicador da qualidade física do solo, com correlação positiva no aumento da produtividade de feijão.

[baixar arquivo pdf]

Promoção: Realização:
Apoio:
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Agência Oficial de Turismo: Organização:
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação