Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
COMPARAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS PARA DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE P EM SOLOS DA FORMAÇÃO PANTANAL NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS)
DEYVID DIEGO CARVALHO MARANHÃO(1); RAFAEL DE SOUSA CAVASSANI(1); MARCOS GERVASIO PEREIRA(1); LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS(1); NELSON MAZUR(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO-UFRRJ;
RESUMO: O fósforo (P) é apontado como um dos nutrientes mais limitantes ao rendimento das culturas, sua avaliação é feita mediante ao uso de soluções extratoras. Nesse estudo, avaliou-se a disponibilidade de P, em solos de influência de calcário na Formação Pantanal (MS). Utilizando uma solução alcalina tamponada (Olsen) e uma solução composta por dois ácidos forte diluídos (Mehlich-1). Os resultados foram submetidos à análise de correlação por Pearson e ao teste F, onde foram considerados o valor de r. O método de extração duplo ácido superestimou os valores de P, porém os métodos de determinação apresentaram correlação positiva e significativa entre-si, assim como os métodos de extração e os atributos atributos do solo. Os teores de P determinados pelo método de Olsen apresentaram alta correlação, corroborando com os padrões observados na literatura para solos de influência calcária.