Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
RENDIMENTO DE MILHO EM RESPOSTA À FORMA DE APLICAÇÃO DE DEJETO DE SUÍNO E A INIBIDOR DE NITRIFICAÇÃO
BRUNO TIAGO SEBASTIANI(1); VAGNER PERIN POSSEBON(2); ALFREDO CASTAMANN(3); PEDRO A. V. ESCOSTEGUY(2); 1 - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; 2 - UPF; 3 - UFFS;
A aplicação de doses excessivas de dejeto líquido de suíno (DLS) pode contaminar o solo agrícola com nitrogênio (N) na forma de nitrato (NO3).
O trabalho objetivou avaliar o efeito da aplicação de DLS no sulco e na superfície e do inibidor da nitrificação (DCD) no rendimento de grão (RG) do milho. O experimento foi a campo em Latossolo Vermelho, com fertilidade corrigida, na safra 2012/13. Delineamento foi em blocos ao acaso, com quatro repetições. Nas parcelas principais, testou-se a forma de aplicação do DLS: superfície ou sulco. Nas subparcelas, foram testadas as fontes de nutrientes (DLS); fertilizante mineral, (KCl e DAP); e o solo sem aplicação de nutrientes, combinadas sem e com aplicação de DCD. Foram avaliados o RG e os seus componentes. Os tratamentos com DLS e fertilizante mineral proporcionaram maior RG e número de grãos, em relação ao solo sem adição de nutrientes. Esses efeitos foram independe da forma de aplicação dos fertilizantes e do uso de DCD.