Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
MINERALOGIA DA FRAÇÃO ARGILA E SEDIMENTOLOGIA DE AREIAS NA IDENTIFICAÇÃO DE DESCONTINUIDADE LITOLÓGICA EM ARGISSOLO DA FORMAÇÃO PIRAMBÓIA, RS.
PABLO GRAHL DOS SANTOS(1); JAIME ANTONIO DE ALMEIDA(2); LETÍCIA SEQUINATO(2); 1 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; 2 - UDESC;
A mineralogia juntamente com o estudo de parâmetros sedimentológicos permite detectar variações litológicas no material de origem em uma mesma formação geológica. Este trabalho teve como objetivo avaliar possível ocorrência de descontinuidade litológica na gênese do alto contraste textural em Argissolos desenvolvidos de rochas sedimentares da formação geológica Pirambóia na região sudoeste do Rio Grande do Sul. Por meio da análise e da classificação dos sedimentos foi possível inferir sobre aspectos relacionados com seu transporte e modo de deposição, auxiliando na diferenciação do material originário, que apresentou evidências de descontinuidade litológica; através da identificação dos minerais foi possível confirmar sua ocorrência.