Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CADASTRO DE VOÇOROCA DA BACIA DO ALTO RIO SUCURIÚ E POTENCIAL IMPACTO NO DESEMPENHO DO RESERVATÓRIO DA PCH COSTA RICA (MS).
BRUNO PAVANELLI ZANELLA(1); CELSO DE SOUZA CATELANI(2); ISABEL CRISTINA DE BARROS TRANNIN(2); SÍLVIO JORGE COELHO SIMÕES(2); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP; 2 - UNESP;
Um dos problemas enfrentados pelas hidrelétricas é o assoreamento e a redução da vida útil dos reservatórios. O objetivo deste trabalho foi o de apresentar o cadastro de uma voçoroca da bacia hidrográfica do Alto Rio Sucuriú, contribuinte da PCH de Costa Rica (MS). Para isso, consideraram-se os levantamentos geológicos, geomorfológicos e pedológicos locais, o uso da terra no entorno e as características físicas da voçoroca; e os fenômenos naturais e antrópicos que desencadearam esse processo erosivo. A intensificação das monoculturas mecanizadas de soja e algodão, e os cultivos realizados sem a preocupação com a adoção de técnicas conservacionistas levaram a evolução de forma progressiva desta voçoroca. Além da agricultura intensiva, a agropecuária também contribuiu para a aceleração do processo erosivo. Em 40 anos, aproximadamente, esta voçoroca contribuiu com o aporte de 2.271.682,51m³ de solo para o reservatório.