Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DETERMINAÇÃO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM LATOSSOLO AMARELO EUTRÓFICO DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
LUCAS RODRIGUES NICOLE(1); EDNEY LEANDRO DA VITÓRIA(2); HAROLDO CARLOS FERNANDES(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES; 2 - UFES; 3 - UFV;
Este trabalho teve por objetivo estudar a distribuição das propriedades físicas do solo e ajustá-las às ferramentas geoestatísticas; estabelecer e descrever a estrutura de dependência espacial de cada variável; e gerar mapas de contorno de isolinhas para estas propriedades. O trabalho foi realizado no município de Santa Teresa, região Serrana do Espírito Santo. As variáveis quantificadas foram densidade do solo, porosidade total, volume de macroporos, volume de microporos e resistência do solo à penetração. Os dados foram submetidos à análise exploratória, as quais foram realizadas com softwares e Sistema para Análises Estatísticas. O modelo matemático exponencial foi ajustado a maioria dos semivariogramas. A maioria das variáveis apresentou forte dependência espacial. A parcela experimental apresentou variabilidade espacial com razão de dependência forte para a maioria das variáveis.