Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
AMOR OU ÓDIO? ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS DA DISCIPLINA GÊNESE DO SOLO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
ANGELICA DA SILVA LOPES(1); CRISTINE CAROLE MUGGLER(2); IRENE MARIA CARDOSO(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; 2 - UFV;
Gênese do Solo (SOL220) é uma disciplina obrigatória para cursos de Ciências Agrárias e de áreas afins da Universidade Federal de Viçosa. A prática pedagógica da disciplina é sócio-construtivista e busca envolver, estimular e desafiar os estudantes para uma aprendizagem significativa de solos. Dentre as estratégias pedagógicas utilizadas, incluem-se atividades, espaços e instrumentos variados, como monitoria, aulas de campo, espaço de aula práticas, Museu, espaços virtuais (PVAnet e Facebook), materiais de manuseio, roteiros de discussão conceitual, etc. Essas estratégias foram analisadas e avaliadas pelos estudantes que cursaram a disciplina no ano de 2012. Foi elaborado um questionário, aplicado a 258 estudantes. As aulas práticas foram consideradas o momento de aprendizagem mais importante. A abordagem sócio-construtivista foi considerada boa ou muito boa por 87% dos estudantes. O presente trabalho apresenta e descreve as estratégias pedagógicas da disciplina e seus resultados.