Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ANÁLISE MULTITEMPORAL DAS CARACTERÍSTICAS DE USO E MANEJO DO SOLO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CAÇÚS, MUNICÍPIO DE ALFENAS, MINAS GERAIS.
DIOGO OLIVETTI(1); JOAQUIM ERNESTO BERNARDES AYER(2); NIKOLAS D’ANDREA FREIRE(2); RONALDO LUIZ MINCATO(2); FERNANDO SHINJI KAWAKUBO(2); MARX LEANDRO NAVES SILVA(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS; 2 - UNIFAL-MG; 3 - UFLA;
A erosão hídrica é um dos principais processos de degradação dos solos, que podem ser intensificados pelas alterações e o manejo inadequado da cobertura vegetal. Portanto este estudo teve como objetivo analisar as alterações da cobertura, do uso e do manejo do solo entre 1986 e 2011 na Microbacia Hidrográfica do Ribeirão Caçús, em Alfenas, no Sul de Minas Gerais, e identificar as diferentes respostas do uso e manejo do solo. Para tanto, foram utilizadas imagens geradas pelo sensor Thematic Mapper a bordo do satélite Landsat-5 dos anos 1986, 1996, 2006 e 2011 e foram mapeados os usos do solo para cada data por meio da técnica de interpretação visual dessas imagens. Os resultados apontaram significativas alterações no uso e cobertura do solo na área nesses últimos 25 anos.