Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
PRODUTIVIDADE DE MILHO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA, UTILIZANDO FERTILIZANTES REVESTIDOS COM POLÍMEROS E CONVENCIONAL.
VANESSA JÚNIA MACHADO(1); CARLOS HENRIQUE EITERER DE SOUZA(2); REGINA MARIA QUINTÃO LANA(1); VINÍCIUS JOSÉ RIBEIRO(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; 2 - UNIPAM; 3 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO;
O trabalho visa avaliar a eficiência agronômica e econômica de superfosfato triplo convencional e revestidos com polímeros na cultura do milho. O experimento foi realizado em área de pastagem degradada, localizada em Patos de Minas-MG, em 2011. Os tratamentos foram: controle e doses de 60; 90; 120 e 150 kg ha-1 de P2O5; sem e com revestimento polimerizado do fertilizante. Foram avaliados a produtividade, massa de 1000 grãos, fitomassa seca total, teores de P nos tecidos vegetais e P disponível no solo. Os tratamentos que receberam o Superfosfato triplo com revestimento polimerizado apresentou produtividade superior aos que receberam o SFT convencional. A produtividade de milho obtida com 60 kg ha-1 P2O5 de SFT revestido com polímero foi semelhante à obtida com a aplicação de 90 kg ha-1 P2O5 de SFT. O teor de P disponível no solo foi alterado em função da dose de P aplicada, sendo maior quanto maior a dose.