Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha


English
Home
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Exposição e Apoio
Local do Evento
Conheça Florianópolis
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Indique o Site
Coloque aqui seu e-mail
Aqui o e-mail de seu amigo


Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



OCORRÊNCIA DE MICORRIZAS EM PTERIDIUM AQUALINUM E GLEICHENIA PECTINATA COLETADAS EM ÁREAS DE BOTA FORA DE MINERAÇÃO DE CARVÃO EM SC.


JOSIELI PIETRO BIASI(1); ARIANE ANDREOLA(2); MARI LÚCIA CAMPOS(2); CLÁUDIO ROBERTO DA FONSECA SOUZA SOARES(3); EDENILSON MEYER(3); SAN MIYAMOTO(4);
1 - UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; 2 - UDESC; 3 - UFSC; 4 - UNESC;

As atividades envolvidas na extração e beneficiamento do carvão mineral degradam o solo devido à disposição inadequada do rejeito contribuindo para o desaparecimento da fauna e flora regionais (BORTOT & ZIM-ALEXANDRE, 1995). Nesse viés, o presente trabalho visou avaliar as características químicas do rejeito da mineração de carvão e a ocorrência de FMA´s em áreas de bota-fora, associados a duas espécies de pteridófitas. O experimento foi conduzido em nove áreas, duas sem interferência antrópica (AT1 e AT2) e sete áreas de bota-fora de rejeito carvão (A1, A3, A4, A8, A9, A17 e A18) nos município de Criciúma, Siderópolis e Urussanga, Santa Catarina. As amostras de solo e plantas foram coletadas aleatoriamente nas áreas.

[baixar arquivo pdf]

Promoção: Realização:
Apoio:
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Agência Oficial de Turismo: Organização:
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação