Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CARACTERIZAÇÃO DE ESTIRPES RIZOBIANAS DE FEIJÃO-CAUPI ISOLADAS DE SOLO DO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA/CE.
PAULO FURTADO MENDES FILHO(1); EWERTON MATOS DA COSTA(2); ALDÊNIA MENDES MASCENA(2); VÂNIA FELIPE FREIRE GOMES(2); JOSÉ GERARDO BEZERRA DE OLIVEIRA(2); LÚCIA MARIA SILVEIRA MENDES(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; 2 - UFC; 3 - UECE;
O feijão-caupi associa-se a bactérias simbiontes fixadores do N2 e é uma alternativa viável na economia de insumos de áreas carentes. O objetivo do trabalho foi estimar a densidade populacional e isolar estipes rizobianas eficientes na fixação do N2. A área de estudo situa-se no município de Irauçuba-CE, onde foram coletadas amostras de solo em pontos aleatórios a uma profundidade de 0 a 20 cm. A eficiência fixadora dos isolados autenticados de rizóbios foi avaliada em casa de vegetação. As estirpes testadas quanto à capacidade de estabelecimento de simbiose com o feijão-caupi demonstraram eficiência fixadora do N2 e podem ser utilizadas em ensaios de competição futuros com vistas à inoculação em solos de áreas de baixa densidade rizobiana. O manejo inadequado do solo sobrepastejo diminuiu a densidade de rizóbios capazes de fixar N2 em feijão-caupi, ficando evidente a necessidade de que mais estudos devem ser realizados com relação à atividade biológica do solo de Irauçuba/CE.