Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
RECICLAGEM DE NUTRIENTES DA DECOMPOSIÇÃO DE ERVILHACA (VICIA VILLOSA) EM UM POMAR DE VIDEIRAS VINÍFERAS (VITIS VINIFERA L.)
LESSANDRO DE CONTI(1); DÊNIS EDUARDO SCHAPANSKI(2); CARLOS ALBERTO CERETTA(2); CARINA MARCHEZAN(2); EDUARDO GIROTTO(3); ALCIONE MIOTTO(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; 2 - UFSM; 3 - IFRS;
A umidade é um fator que influencia a degradação dos resíduos, com isso o uso de cobertura plástica sobre as linhas de cultivo nos vinhedos pode afetar a disponibilidade de nutrientes. O objetivo do trabalho foi de avaliar a decomposição de resíduos de ervilhaca em cultivos de videira, com e sem cobertura plástica. O experimento foi realizado em vinhedo da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves – RS. Depositando nas linhas de plantio, com e sem cobertura, e nas entrelinhas, litter bags, contendo resíduos de ervilhaca. Após 33, 58, 76 e110 dias da deposição foram realizadas coletas dos resíduos remanescentes e procedidas às análises dos nutrientes. As taxas de liberação e decomposição dos nutrientes foram influenciadas pelo local onde foi colocado o resíduo, apresentando também uma fase inicial rápida de decomposição e uma mais lenta. No ambiente com cobertura plástica a taxa de liberação de nutrientes é menor do que no cultivo descoberto devido a pouca umidade presente na linha.