Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha


English
Home
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Exposição e Apoio
Local do Evento
Conheça Florianópolis
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Indique o Site
Coloque aqui seu e-mail
Aqui o e-mail de seu amigo


Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



RECICLAGEM DE NUTRIENTES DA DECOMPOSIÇÃO DE ERVILHACA (VICIA VILLOSA) EM UM POMAR DE VIDEIRAS VINÍFERAS (VITIS VINIFERA L.)


LESSANDRO DE CONTI(1); DÊNIS EDUARDO SCHAPANSKI(2); CARLOS ALBERTO CERETTA(2); CARINA MARCHEZAN(2); EDUARDO GIROTTO(3); ALCIONE MIOTTO(2);
1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; 2 - UFSM; 3 - IFRS;

A umidade é um fator que influencia a degradação dos resíduos, com isso o uso de cobertura plástica sobre as linhas de cultivo nos vinhedos pode afetar a disponibilidade de nutrientes. O objetivo do trabalho foi de avaliar a decomposição de resíduos de ervilhaca em cultivos de videira, com e sem cobertura plástica. O experimento foi realizado em vinhedo da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves – RS. Depositando nas linhas de plantio, com e sem cobertura, e nas entrelinhas, litter bags, contendo resíduos de ervilhaca. Após 33, 58, 76 e110 dias da deposição foram realizadas coletas dos resíduos remanescentes e procedidas às análises dos nutrientes. As taxas de liberação e decomposição dos nutrientes foram influenciadas pelo local onde foi colocado o resíduo, apresentando também uma fase inicial rápida de decomposição e uma mais lenta. No ambiente com cobertura plástica a taxa de liberação de nutrientes é menor do que no cultivo descoberto devido a pouca umidade presente na linha.

[baixar arquivo pdf]

Promoção: Realização:
Apoio:
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Agência Oficial de Turismo: Organização:
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação