Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha


English
Home
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Exposição e Apoio
Local do Evento
Conheça Florianópolis
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Indique o Site
Coloque aqui seu e-mail
Aqui o e-mail de seu amigo


Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



OCORRÊNCIA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS “DARK SEPTATE” ASSOCIADOS A FMAS EM RAÍZES DE REMIREA MARITIMA EM FORMAÇÃO VEGETAL PSAMÓFILA-REPTANTE DE RESTINGA.


ALAN MENDONÇA COSTA(1); JANAINA SILVANO MARINHO TEIXEIRA(2); MARIANNE DA SILVA NUNES(2); MARYÉLLEN DE CASTRO SOARES DOS REIS(2); OCIMAR FERREIRA DE ANDRADE(2); VICTOR BARBOSA SARAIVA(2);
1 - INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE; 2 - IFF;

Fungos septados melanosos, geralmente, presentes em simbiose com vegetais de ambientes estressados, como as matas secas e restingas, são conhecidos como “darks septates endophytes fungi” ou “DSEF”, os quais geralmente apresentam associação micorrízica similar a dos FMAs, estes já relatados com potencial para biorremediação de solos impactados por hidrocarbonetos do petróleo e por metais pesados. Com o objetivo de avaliar a ocorrência de DSEF em raízes de Remirea maritima foram coletadas amostras desse vegetal na Restinga de Massambaba, Arraial do Cabo, RJ, na formação vegetal psamófila-reptante. As raízes de R. maritma foram tratadas para observação de micélio e microesclerócio de DSEF e propágulos de FMAs. Nas raízes de R. maritma, foi observada a presença de micélio melanizado de fungos septados do tipo “dark septate”, assim como microesclerócios intracelulares. Essas estruturas estavam associadas a estruturas arbusculares e micelial de FMAs.

[baixar arquivo pdf]

Promoção: Realização:
Apoio:
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Agência Oficial de Turismo: Organização:
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação