Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
FERRAMENTAS LÚDICAS NO ENSINO DE SOLO: EXPERIÊNCIAS COM A CONSTRUÇÃO DE UM SIMULADOR DE EROSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
MATEUS AFONSO RAMOS(1); MARCELO DE ALMEIDA BALBINO(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO;
A Geografia contribui para a formação de alunos autônomos quanto à leitura espacial que realizam. Esse saber permite um entendimento da organização dos espaços, no âmbito das características naturais ou humanas, e nas relações estabelecidas entre ambos. As práticas de ensino deverão ter aplicabilidade às vivências dos alunos, pois é essencial que o aprender, os alunos consigam por meio dos conhecimentos construídos, entenderem a realidade que os cerca. A atividade desenvolvida tem como objetivo relacionar os conceitos dos solos, estabelecendo condições de visualizar os processos de escoamento e infiltração da água através de um simulador de erosão. Esta ferramenta tem como intuito promover entendimento sobre os processos de escoamento e infiltração da água no solo, onde são apontadas as circunstancias e conseqüências desses fenômenos, como os processos erosivos, sendo, portanto, uma importante ferramenta didática que aborda os conteúdos de solos e sua aplicação no Ensino Fundamental.