Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
RELAÇÃO ENTRE AL EXTRAÍVEL COM CLORETO DE POTÁSSIO E MINERALOGIA DA FRAÇÃO ARGILA DE QUATRO PERFIS DE SOLO DO ESTADO DO ACRE.
BETHINA BASTOS BARBOZA(1); GABRIEL OCTÁVIO DE MELLO CUNHA(2); JAIME ANTONIO DE ALMEIDA(2); CLEBER RECH(2); 1 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC - CAV); 2 - UDESC - CAV;
O presente trabalho objetivou investigar as possíveis relações entre o alumínio extraído com a solução de KCl 1 mol L-1 (método tradicional) com a mineralogia da fração argila. As análises foram realizadas no Laboratório de Gênese e Mineralogia do Solo, na Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages-SC, com amostras de dois horizontes (A e B) de quatro perfis de solo do Estado do Acre. Os resultados demonstraram que os altos teores de Al quantificados no extrato de KCl nos horizontes subsuperficiais, estão relacionados com a dissolução de Al de compostos inorgânicos amorfos, provenientes da destruição das esmectitas, micas e,ou ilitas, , devido à oscilação do lençol freático, das condições de drenagem e do clima atual.