Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CONSERVAÇÃO DO SOLO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCANDOS NO INÍCIO DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO
JULIO CÉSAR DE LUCENA ARAÚJO(1); REUVIA DE OLIVEIRA RIBEIRO(1); EDNA MARIA CRUZ PINHO(1); SABINO PEREIRA DA SILVA NETO(1); 1 - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA;
O presente trabalho teve por objetivo dimensionar as representações sociais dos alunos no início do 2º Ano do Curso Técnico em Agronegócio, Integrado ao Ensino Médio, do Campus Gurupi do IFTO, sobre o tema “conservação do solo”. A pesquisa foi realizada no primeiro dia de aula do componente curricular de Técnicas de Manejo e Conservação do Solo, com os 36 alunos da turma. Utilizando a técnica da evocação livre de palavras, pediu-se para que os alunos evocassem, e registrassem por escrito, cinco palavras ou expressões sobre o que pensavam a respeito de conservação do solo. Através da freqüência e da ordem média de evocação das palavras dimensionou-se os núcleos centrais, intermediários e periféricos das representações da turma sobre o tema. Os resultados apontam para múltiplas concepções e perspectivas diferentes sobre o manejo e conservação do solo.