Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
PRODUÇÃO DE FLAVONÓIDES TOTAIS FOLIARES EM MUDAS DE INGAZEIRA (INGA VERA WILLD) ASSOCIADAS A FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES (FMA).
CLEILTON SANTOS LIMA(1); HICARO RIBEIRO SOARES SANTOS(2); MARYLUCE ALBUQUERQUE DA SILVA CAMPOS(2); FÁBIO SÉRGIO BARBOSA DA SILVA(2); 1 - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS , UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; 2 - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO;
A ingazeira é uma planta com propriedades medicinais, que estão relacionadas à produção de compostos fenólicos, sobretudo flavonóides, que podem ser potencializados pelo uso da tecnologia micorrízica arbuscular; porém, tal papel ainda não está esclarecido. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos FMA em aumentar a produção de flavonóides totais foliares em mudas de ingazeira. Plântulas com duas folhas definitivas foram transplantadas para sacos com capacidade para 1,2 kg de solo nativo + 10 % de vermicomposto, onde receberam nas raízes solo-inóculo contendo 200 glomerosporos por pote dos isolados de FMA: Gigaspora albida, Acaulospora longula ou Glomus etunicatum. Após 140 dias em telado experimental, realizou-se o doseamento dos flavonóides totais. A concentração de flavonóides totais foliares não foi otimizada pela inoculação. Conclui-se que a tecnologia micorrízica não beneficia a concentração de flavonóides totais foliares em mudas de ingazeira.