Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha


English
Home
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Exposição e Apoio
Local do Evento
Conheça Florianópolis
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Indique o Site
Coloque aqui seu e-mail
Aqui o e-mail de seu amigo


Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA: IMPLICAÇÕES NOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO E NA PERDA DE SOLO E ÁGUA VIA ESCOAMENTO SUPERFICIAL.


ALCIONE HERMINIA DA SILVA(1); ANDREIA BROSOWSKY(1); NERILDE FAVARETTO(1); KARINA CAVALIERI(1); JEFERSON DIECKOW(1); LUCILIA M. PARRON VARGAS(2);
1 - UFPR; 2 - EMBRAPA FLORESTAS;

A busca por sistemas produtivos com capacidade de manutenção da qualidade do solo tem aumentado em função da produção agrícola e impactos ambientais resultantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de sistemas integrados de produção, na estrutura do solo, atributos hidráulicos e perdas (água x solo) via escoamento superficial. Três sistemas foram selecionados em Ponta Grossa, PR: 1) ILP-integração lavoura-pecuária; 2) ILPF-integração lavoura-pecuária-floresta e 3) CNP - campo nativo pastejado. O índice de estabilidade de agregados (IEA) foi maior na ordem CNP e ILP. A (Ksat) variou entre os sistemas ILP e ILPF. As perdas de solo e água acumuladas e as concentrações médias de turbidez e sólidos totais, foram maiores no ILPF. Os diferentes sistemas influenciaram os parâmetros avaliados, sugerindo ser o sistema ILP o que tem proporcionado uma melhor qualidade física ao solo e menor potencial de contaminação das águas superficias.

[baixar arquivo pdf]

Promoção: Realização:
Apoio:
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Agência Oficial de Turismo: Organização:
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação