Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ANÁLISE DA VARIAÇÃO DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO (NDVI) E CATEGORIAS DE USO DA TERRA EM ÁREAS DE NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS NOS MUNICÍPIOS DE JATAÍ E SERRANÓPOLIS (GO)
ALÉCIO PERINI MARTINS(1); IRACI SCOPEL(1); MARLUCE SILVA SOUSA(2); DIMAS MORAES PEIXINHO(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS JATAÍ; 2 - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS JATAÍ;
Este artigo visa mapear as categorias de uso da terra nos municípios de Jataí e Serranópolis (Goiás), por meio do NDVI, relacionando-as com as áreas de ocorrência de solos arenosos. Foram utilizadas imagens do sensor MODIS (MOD13Q1) para o ano de 2011, as bandas 3, 4 e 5 do sensor TM/Landsat5 e bases vetoriais na escala 1:250.000. As imagens receberam tratamento de contraste e classificação no software SPRING 5.1.7 e os dados vetoriais foram manipulados no ArcGis10®. Constatou-se que 50% do município de Jataí encontra-se recoberto por áreas com agricultura, enquanto, em Serranópolis este número é de 9%. Quanto às áreas de vegetação nativa, Serranópolis apresenta 27%; em Jataí esses números ficam próximos a 12%. Estas categorias estão intrinsecamente relacionadas aos tipos de solo encontrados, visto que em Serranópolis, as áreas de Neossolos Quartzarênicos Órticos (RQo) e as Associações que contem o RQo como componente ocorrem em 85% do município, associadas a pastagens e cerrados.